sexta-feira, abril 06, 2012

Continua o sonho leonino

Rui Patrício brilha e leva Sporting às meias




Depois de na primeira mão ter vencido em Alvalade o Metalist por 2-1, o Sporting apresentou-se na Ucrânia com destaque para a entrada no onze inicial de André Martins em detrimento de Renato Neto.
Já a equipa ucraniana procurava dar a volta a eliminatória, tendo a vantagem de jogar em casa e ter um golo marcado fora.
O início de jogo foi complicado para os leões uma vez que, como era de esperar, a equipa da casa começou cedo a pressionar, a sair de forma rápida para o ataque e a tomar a iniciativa do jogo.
Aos 28 minutos, Rui Patrício deu início a uma grande exibição começando por negar a Cleiton Xavier que rematou de ângulo apertado. Quatro minutos depois, Taison foge à defesa leonina e, isolado, rematou para mais uma grande intervenção do guardião português.
Apesar do domínio ucraniano, foi o Sporting adiantar-se no marcador antes do intervalo. Aos 44 minutos, Diego Capel tirou um grande cruzamento do lado esquerdo, Van Wolfswinkel ganhou bem a posição sobre o seu marcador directo e cabeceou sem dar hipóteses ao guarda-redes Goryainow.
A equipa portuguesa ia assim para o intervalo mais tranquila e com uma maior vantagem que permitia gerir bem a segunda metade.
Para a etapa complementar o treinador do Metalist fez entrar o avançado Devic para fazer companhia na frente de ataque a Cristaldo e foi precisamente esta dupla que fabricou o golo do empate aos 57 minutos. Na sequência de um lançamento longo para a área verde e branca, Devic colocou a bola de cabeça em Cristaldo e o avançado, face a passividade de Polga, rematou para o fundo das redes dos leões.
Aos 62 minutos, Insúa cometeu falta sobre Devic dentro da área leonina e o árbitro assinalou penalti contra a equipa portuguesa. Na cobrança, o capitão Cleiton Xavier atirou ao meio da baliza, mas Rui Patrício defendeu com as pernas.
Com o objectivo de segurar a vantagem, Sá Pinto colocou em campo André Santos e Evaldo nos lugares de André Martins e de Capel. 
Até ao final o Metalist passou a jogar directo para a área do Sporting, mas a sua defesa e Rui Patrício controlaram sempre as operações levando os leões às meias-finais da Liga Europa, onde tem agora encontro marcado com os espanhóis do Athletic Bilbao.

Sem comentários:

Enviar um comentário