CR7 fez o 1-2 e resolveu o clássico espanhol
O planeta parou para ver o jogo do título em Espanha entre o Barcelona e o Real Madrid. Com cerca de 400 milhões (!) de telespectadores, o clássico do país vizinho foi vivido com grande emoção e emotividade.
A quatro pontos do rival, o Barcelona estava obrigado a vencer para continuar na luta pelo título, enquanto a equipa liderada por José Mourinho não podia perder para não ver ainda mais reduzida a sua vantagem.
Como seria de esperar, o jogo começou com grande equilíbrio entre as equipas mas, ao contrário do que tem vindo a acontecer nos últimos encontros, o Real Madrid entrou bem mais concentrado e criou a primeira grande ocasião de golo. Aos 5 minutos, Cristiano Ronaldo cabeceou, a bola ainda desviou em Puyol e Valdés, com uma grande intervenção, negou o golo inaugural.
O Barcelona controlava a partida, mas eram os merengues que criavam mais perigo. Aos 17 minutos o Real Madrid adiantou-se no marcador através de Khedira. Na sequência de um canto do lado direito cobrado por Di Maria, Pepe cabeceou, Valdés não agarrou a bola, Puyol foi lento a aliviar e o alemão, oportuno, tocou para o fundo da baliza blaugrana.
A resposta da equipa da casa veio por intermédio de Xavi que, dez minutos depois do golo, esteve muito perto do empate. Messi, com um excelente passe, colocou o espanhol na cara de Casillas, mas o médio rematou a rasar o poste.
A equipa de Guardiola procurava o empate, mas o Real Madrid demonstrava uma grande precisão táctica e uma enorme agressividade na procura da bola. Com três médios à frente do quarteto defensivo e com Di Maria e Ronaldo a ajudarem em ações defensivas, os merengues não davam espaços e não permitiam a penetração dos médios culés.
Até ao intervalo, o Barcelona só conseguiu aproximar-se da baliza de Casillas quando o jogo passava por Messi. Ora com arrancadas pelo corredor central, ora com passes nas costas da defensiva blanca, o argentino tentava entrar no jogo, mas quase sempre sem sucesso.
Na segunda metade, na tentativa de chegar ao empate, Guardiola colocou em campo Alexis Sánchez, que substituiu o desinspirado Xavi, e foi mesmo o chileno a conseguir a igualdade. A jogada teve início numa grande arrancada de Messi pelo meio, Casillas defendeu para a frente o remate de Tello e, à segunda, Alexis Sanchéz encostou para o 1-1.
No entanto, ainda Camp Nou festejava o golo da igualdade, já Ronaldo se isolava para fazer o golo da vitória. Grande passe de Özil, o português contornou Valdés e fez o 2-1. Na comemoração, CR7 aconselhou calma à plateia blaugrana.
Com o objectivo de reforçar o meio campo, José Mourinho fez entrar, de imediato, Granero para o lugar de Di Maria.
Por seu lado, Guardiola respondeu e arriscou tudo substituindo Adriano e Tello por Pedro e Fábregas.
Contudo, o resultado estava feito e, até ao final, o Real Madrid conseguiu suster a pressão. Já em tempo de compensação, os comandados de Mourinho poderiam ter dilatado a vantagem, mas Ronaldo desperdiçou a oportunidade, depois de Higuaín aproveitar um erro defensivo.
Com esta vitória, o Real Madrid tem o título quase garantido, uma vez que dispõe de uma vantagem de 7 pontos quando faltam apenas disputar quatro jornadas.
GRANDE RONALDO!
ResponderEliminar