Sporting vence derbi por 1-0
Depois da vitória do FC Porto frente ao SC Braga no último sábado, o Benfica estava quase obrigado a vencer o seu eterno rival em Alvalade.
Logo no primeiro minuto, sucedeu-se um dos lances mais polémicos da partida. Gaitán, em velocidade, adianta a bola, e Polga, de carrinho, rasteira o extremo argentino. O árbitro Artur Soares Dias mandou seguir mas, na verdade, ficou uma grande penalidade por marcar.
Aos 18 minutos, Van Wolfswinkel fugiu pela esquerda a Luisão, já dentro da área o central puxou ligeiramente o holandês pela zona do pescoço e este, sentindo o contacto, deixou-se cair... penalti para a equipa de Alvalade. Na conversão, o avançado verde e branco atirou fazendo o 1-0.
Em desvantagem, o Benfica tentou ir para a frente mas sempre sem sucesso, muito por culpa da dupla de pivot's defensivos que o Sá Pinto fez alinhar à frente da defesa. Elias e Schaars encurtaram espaços e impediram que Rodrigo entrasse no jogo ou viesse buscar a bola entre linhas, anulando a ligação entre o meio campo e o ataque das águias.
Aos 24 minutos, mais um caso duvidoso na área encarnada. Em velocidade, Van Wolfswinkel caiu na área em luta com Garay, mas o árbitro nada assinalou. Na repetição é visível um encosto do central argentino nas costas do avançado.
A um minuto do fim da primeira parte, nova polémica, desta vez na área do Sporting. Na marcação de um canto, Elias puxou claramente a camisola de Luisão mas, em cima do lance, Artur Soares Dias deixou jogar. Ao intervalo, Jorge Jesus mexeu na equipa e colocou Yannick Djaló no lugar do apagado Rodrigo, na tentativa de trazer velocidade à equipa.
No entanto, foi o Sporting que, aos 51 minutos, podia ter aumentado a vantagem por intermédio de Van Wolfswinkel. Javi Garcia perdeu a bola em zona proibida e o avançado holandês rematou para boa defesa de Artur para canto.
No minuto seguinte, o Benfica teve a melhor oportunidade do jogo. Na sequência de um passe longo, Rui Patrício chocou com Xandão, Cardozo cabeceou contra o defesa brasileiro, a bola sobrou para Maxi que rematou de cabeça, mas Insúa, em cima da linha de golo, evitou os festejos do uruguaio.
Aos 55 minutos, Artur voltou a brilhar ao defender um belo remate de Schaars, depois de uma grande combinação com Diego Capel.
Em cima da hora de jogo só dava Sporting e foi, mais uma vez, Van Wolfswinkel a desperdiçar uma ocasião soberana para fazer o segundo golo. Javi Garcia fez um péssimo passe, entregando de bandeja a bola ao avançado holandês que, na cara de Artur, permitiu mais uma grande intervenção ao guardião brasileiro.
Aos 72 minutos, mais do mesmo! Elias isolou Van Wolfswinkel e o 9 dos leões, em noite de desperdício, contornou Artur mas, no momento de rematar... escorregou.
Na resposta, os encarnados poderiam ter feito o empate. Gaitán teve uma grande iniciativa pelo lado esquerdo, cruzou atrasado para Yannick Djaló que, em zona frontal, rematou ao lado.
Até ao final a equipa de Jorge Jesus não conseguiu mais criar perigo junto da baliza de Rui Patrício e foi mesmo o Sporting a dispor de mais uma boa situação de golo. Izmailov, com um grande remate do meio da rua, atirou à barra.
Com esta derrota, o Benfica fica a 4 pontos do primeiro lugar, ocupado pelo FC Porto, e vê o título muito mais longe, quando faltam disputar apenas quatro jornadas.
Já o Sporting consolida a sua luta pela quarta posição.
não concordo com o título..
ResponderEliminarfutebol é imprevisível e muita coisa pode acontecer.. faltam 12 pontos por juntar, é errado dizer que o Benfica disse Adeus eo titulo, contundo gostei do post.
O motivo do título foi que, na teoria, o Benfica está a quatro pontos do FC Porto mas, na prática, está a 5, pois tem desvantagem em confronto directo com os dragões. Para o Benfica recuperar é preciso que o FC Porto, em quatro jogos, perca um e empate outro, o que é muito improvável que aconteça, tendo em conta o calendário azul e branco.
ResponderEliminarMuito obrigado, espero que continue a acompanhar o blog.
afinal foi mesmo o Adeus ao título.. continua :)
ResponderEliminarA partir daqui tornou-se muito mais difícil...Muito obrigado :)
ResponderEliminar