terça-feira, junho 12, 2012

Nuestros hermanos e Squadra Azurra empataram 1-1 na estreia no Euro 2012


Vicent de Bosque surpreendeu ao montar a equipa inicial sem a presença de nenhum avançado de raíz, à semelhança do que acontece no Barcelona. Com um meio campo formado por Xabi Alonso, Busquets e Xavi, o ataque ficou reservado para David Silva, Iniesta e Fábregas, que fez de "falso 9".
Já a Itália iniciou a partida com uma estratégia igual a si própria, isto é, num sistema tático de 3-5-2, muito bem resguardado defensivamente. 
Nos primeiros minutos foi a Espanha que teve mais iniciativa de jogo, mais posse de bola e mais perto da baliza adversária, mas nunca conseguiu furar a defesa transalpina devido ao grande aglomerado de jogadores vestidos de azul nas imediações da área.
Apesar da aparente filosofia defensiva, a verdade é que sempre que a Itália tinha a bola, também se preocupava em construir jogo ofensivo. A primeira situação de perigo pertenceu, inclusive, à Squadra Azurra, Pirlo cobrou um livre à entrada da área e a bola só não parou no fundo da baliza porque Casillas efectuou uma grande defesa.
Aos 23 minutos, foi a vez de Cassano assustar com um cruzamento/remate que passou muito perto do poste direito da baliza espanhola.
A quinze minutos do intervalo, mais uma boa ocasião de golo para a Itália. Depois de um centro da esquerda, Marchisio, de fora da área, rematou de primeira sem deixar cair a bola, mas à figura de Casillas.
Na segunda parte, a Espanha continuou a tentar implementar o seu estilo de jogo apoiado, sempre com sucessivas tabelas entre os seus jogadores e conseguiu criar perigo aos 49 minutos, numa jogada que terminou com um voo de Buffon a remate de Xavi. Dois minutos depois, Fábregas combinou com Iniesta e o camisola 6 rematou, mas a bola saiu ao lado.
À passagem da hora de jogo, Di Natale, que tinha entrado para o lugar de Balotelli quatro minutos antes, surgiu na cara de Casillas e à saída do guardião, desviou a bola de pé direito, adiantando os transalpinos no marcador. 
Contudo, a festa durou pouco pois, aos 64 minutos, Fábregas empatou o jogo. David Silva recebeu o esférico de Iniesta à entrada da área e, com um passe magistral, isolou o camisola 10  que atirou para o fundo das redes da baliza de Buffon.
A partir daqui o jogo passou a ter um cariz de parada/resposta em que qualquer das equipas podia ter chegado ao segundo golo. Primeiro foi Di Natale, já em esforço, a rematar de primeira ao lado e depois, na resposta, o recém-entrado Fernando Torres tentou o chapéu a Buffon, mas as medidas saíram erradas.
Já nos descontos, após sucessivas tabelinhas entre Xavi e Iniesta, Xabi Alonso apareceu à entrada da área para rematar, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.
O empate foi assim o resultado final num jogo muito bem disputado em que as duas procuraram chegar à vitória, mas que a inspiração dos guarda-redes manteve o 1-1.

Sem comentários:

Enviar um comentário