terça-feira, novembro 13, 2012

Os mais e os menos

Destaques da 9ª jornada da Liga Portuguesa




SPORTING - Finalmente o leão fez ouvir o seu rugido e conseguiu a tão desejada vitória cinco jornadas depois. Frente a um adversário directo, o SC Braga, a equipa de Franky Vercauteren entrou da melhor maneira chegando ao golo aos 4 minutos através de Van Wolfswinkel. Os bracarenses tiveram então que correr atrás do resultado mas o Sporting foi sempre superior na primeira parte. Na etapa complementar, a pressão minhota intensificou-se e apareceu um "Super" Rui Patrício que, com meia dúzia de defesas de grande nível, evitou o empate. Alan ainda acertou no poste e até marcou, mas Pedro Proença invalidou o golo por alegada falta de Éder sobre um defesa leonino. Uma vitória sofrida, mas que pode relançar o Sporting para o início de um novo ciclo.

NACIONAL - Com um início de campeonato complicado, os madeirenses ocupavam antes desta jornada o último posto da tabela classificativa somando apenas 5 pontos graças a 1 vitória e 2 empates. Dado o momento e o historial entre as duas equipas em jogos disputados na cidade berço, era pouco provável que a equipa de Manuel Machado conseguisse inverter a tendência e vencer o Vitória de Guimarães. A verdade é que, em 12 minutos, o Nacional recuperou da desvantagem e construiu a vitória há muito aguardada. Aos 54 minutos, Diego Barcellos igualou a partida, cinco minutos depois Mateus deu a volta ao resultado e, aos 66 minutos, Keita fixou a vitória em 1-3. Grande vitória, boa exibição e uma lufada de ar fresco para o Nacional.

LIMA e WILSON EDUARDO - Os dois avançados deixaram uma vez mais a sua marca no presente campeonato. Lima deu a vitória ao Benfica em Vila do Conde e somou o seu sexto golo na Liga Portuguesa - tantos como Cardozo e menos dois que Jackson Martínez. Já Wilson Eduardo, depois de bisar a meio da semana frente ao Atlético Madrid para a Liga Europa, assinou um grande golo no Estádio do Dragão. Apesar da derrota da Académica, o jovem emprestado pelo Sporting vai dando provas do seu enorme potencial.



PEDRO PROENÇA - É neste momento um dos melhores árbitros portugueses, com provas dadas bem recentemente a nível internacional. Contudo, internamente continua a cometer erros graves, com influencia no resultado e que costumam gerar grande polémica. Desta vez, foi em Alvalade ao invalidar um golo aparentemente limpo a Alan. A indicação do juíz de Lisboa foi que Éder teria cometido falta sobre um defesa leonino, mas nas imagens é possível verificar que o golo foi claramente regular. Um equívoco que custou dois pontos ao SC Braga e que já provocou uma calorosa onda de críticas.

MARÍTIMO - Com o empate em casa frente ao Vitória de Setúbal, os insulares levam já três jornadas sem vencer, a juntar aos dois empates e duas derrotas na Liga Europa. Um momento menos bom da equipa de Pedro Martins que na próxima jornada se desloca à Mata Real para defrontar o 4º classificado Paços de Ferreira.

HELTON - Não é muito habitual ver o guardião portista cometer erros mas, neste fim de semana, uma falta de concentração levou a uma abordagem menos feliz a um remate de Wilson Eduardo que deu o golo da Académica. Helton pediu desde logo desculpas aos colegas, o FC Porto venceu, mas dada a invulgaridade do momento, é algo de assinalar.






2 comentários:

  1. Artur Moraes(mais)
    Mais um jogo que demonstrou muita segurança e não se tem ressentido com a ausência do patrão da defesa adaptando-se à "nova" presença no centro da defesa,fala nos momentos certos sempre atento apesar de um descuido no jogo com o rio ave num lance fora de área que manda um balão e depois salta com o ponta de lança do rio ave e acaba por emendar de cabeça!Para acabar o jogo resolveu com grande defesa à queima roupa demonstrando muita experiência e qualidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Houveram logicamente mais destaques, mas penso que as vitórias do Sporting e do Nacional e os golos de Lima e Wilson Eduardo foram os mais importantes. No entanto, concordo plenamente com o seu comentário. Muito obrigado, espero que continue a acompanhar o blogue.

      Eliminar