sábado, novembro 24, 2012

Vettel vs Alonso

Alemão e espanhol correm pelo título mundial


A cidade de São Paulo assistirá amanhã à prova que irá anunciar o grande campeão mundial de Fórmula 1. 
Sebastian Vettel, da Red Bull, e Fernando Alonso, da Ferrari discutem o título da temporada 2012 num ambiente bastante quente.
O alemão parte com a vantagem de 13 pontos e por isso surge como grande favorito a sair de Interlagos com o título. Já o espanhol necessita de uma conjugação de resultados para poder sagrar-se tricampeão e impedir assim o sucesso já anunciado de Vettel.
A luta é enorme e, por isso, cada um concorre com os seus argumentos. O piloto da Red Bull tem a favor não só a vantagem em termos de pontos, mas também outros factores. O seu predomínio na categoria onde apresenta 21 vitórias em 57 etapas, a possível contribuição do seu companheiro de equipa Mark Webber e a boa série de resultados com quatro vitórias nas últimas seis etapas do campeonato colocam-no numa posição muito favorável relativamente ao seu adversário.
Por seu lado, Fernando Alonso tem alguns aspectos a seu favor. Para além de ter sido em Interlagos que o piloto da Ferrari comemorou os momentos mais marcantes da sua carreira – 2005 e 2006 – a chuva que se prevê que cairá amanhã durante o GP do Brasil pode ajudar no rendimento do piloto da Ferrari. Por outro lado, a experiência, o apoio da sua equipa e o talento reconhecido, que já lhe permitiu realizar as tarefas mais difíceis, também não devem ser esquecidos num momento decisivo como este.
Assim sendo, as decisões da presente temporada da Fórmula 1 são amanhã conhecidas numa prova que está a gerar imensa expectativa.

Não é como começa, é como acaba!

Manchester United já conseguiu a reviravolta em 8 (!) jogos esta época


O ditado "não é como começa, mas sim como acaba" começa a ser o lema do Manchester United esta temporada. Com a recuperação no jogo deste fim de semana frente ao Queens Park Rangers, referente à 13ª jornada da Premier League, a equipa de Sir. Alex Ferguson soma já 8 (!) vitórias em jogos em que esteve em desvantagem.
Tudo começou logo na 2ªjornada. Em Old Trafford, o Fulham entrou a todo o gás e marcou logo aos 3 minutos através de Damien Duff. No entanto, a resposta dos da casa não poderia ter sido melhor e os golos de Van Persie, Kagawa e Rafael inverteram por completo o rumo dos acontecimentos. Vidic ainda colocou a bola na própria baliza, mas o resultado estava fixado em 3-2 e a primeira vitória no campeonato estava consumada.
Na jornada seguinte o Southampton também entrou melhor no jogo e até esteve a ganhar por 2-1, mas os dois golos de Van Persie aos 87' e 92 minutos deitaram por terras as aspirações da equipa da casa e ditaram uma grande reviravolta dos vice-campeões de Inglaterra.
Na jornada 5, em Anfield Road, o Liverpool adiantou-se no marcador aos 46 minutos por intermédio de Steven Gérrard, mas os red devils acabariam por vencer por 1-2 com golos de Rafael de Van Persie.
De regresso ao "Teatro dos Sonhos", na 8ª jornada, os diabos vermelhos tinham pela frente o Stoke City e a história voltou a repetir-se - má entrada na partida e golo do adversário. Wayne Rooney fez auto-golo logo aos 11 minutos e o Manchester United encontrava-se novamente em situação de desvantagem. No entanto, a resposta não demorou e o avançado inglês redimiu-se ao marcar aos 27' e aos 65 minutos. Também Van Persie e Danny Welbeck fizeram o gosto ao pé aos 45' e 46 minutos, respectivamente. Pelo meio, Michael Kightly ainda marcou o segundo dos visitantes à passagem da hora de jogo, mas a vitória por 4-2 acabou por sorrir ao Manchester United.
Na visita a Villa Park, na 11ª jornada, a tendência foi a mesma mas a recuperação foi ainda mais extraordinária. Em desvantagem por 2-0, Ferguson colocou em campo Chicharito aos 46 minutos e o mexicano acabou por se tornar na figura do jogo ao assinar um hat-trick que deixou os adeptos em êxtase. 
O mesmo aconteceu nos dois jogos frente ao SC Braga a contar para a fase de grupos Liga dos Campeões. Na primeira volta, em Old Trafford, os minhotos também estiveram a vencer por 0-2 com um bis de Alan, mas dois golos de Chicharito e um de Jonny Evans consolidaram uma grande recuperação. Na segunda volta, em Braga, o trio Chicharito, Van Persie e Wayne Rooney construíram mais uma vitória gloriosa ao assinarem um golo cada, depois dos minhotos terem inaugurado o marcador.
Com estes sete jogos épicos, o adversário deste fim-de-semana foi o Queens Park Rangers que, estando em vantagem por 0-1, encaixou três golos e tornou-se na oitava equipa a provar este "veneno" dos red devils nesta época.
Um aviso sério para as equipas que venham a defrontar o Manchester United nos próximos jogos: o jogo só termina quando o árbitro apitar! 




terça-feira, novembro 13, 2012

Os mais e os menos

Destaques da 9ª jornada da Liga Portuguesa




SPORTING - Finalmente o leão fez ouvir o seu rugido e conseguiu a tão desejada vitória cinco jornadas depois. Frente a um adversário directo, o SC Braga, a equipa de Franky Vercauteren entrou da melhor maneira chegando ao golo aos 4 minutos através de Van Wolfswinkel. Os bracarenses tiveram então que correr atrás do resultado mas o Sporting foi sempre superior na primeira parte. Na etapa complementar, a pressão minhota intensificou-se e apareceu um "Super" Rui Patrício que, com meia dúzia de defesas de grande nível, evitou o empate. Alan ainda acertou no poste e até marcou, mas Pedro Proença invalidou o golo por alegada falta de Éder sobre um defesa leonino. Uma vitória sofrida, mas que pode relançar o Sporting para o início de um novo ciclo.

NACIONAL - Com um início de campeonato complicado, os madeirenses ocupavam antes desta jornada o último posto da tabela classificativa somando apenas 5 pontos graças a 1 vitória e 2 empates. Dado o momento e o historial entre as duas equipas em jogos disputados na cidade berço, era pouco provável que a equipa de Manuel Machado conseguisse inverter a tendência e vencer o Vitória de Guimarães. A verdade é que, em 12 minutos, o Nacional recuperou da desvantagem e construiu a vitória há muito aguardada. Aos 54 minutos, Diego Barcellos igualou a partida, cinco minutos depois Mateus deu a volta ao resultado e, aos 66 minutos, Keita fixou a vitória em 1-3. Grande vitória, boa exibição e uma lufada de ar fresco para o Nacional.

LIMA e WILSON EDUARDO - Os dois avançados deixaram uma vez mais a sua marca no presente campeonato. Lima deu a vitória ao Benfica em Vila do Conde e somou o seu sexto golo na Liga Portuguesa - tantos como Cardozo e menos dois que Jackson Martínez. Já Wilson Eduardo, depois de bisar a meio da semana frente ao Atlético Madrid para a Liga Europa, assinou um grande golo no Estádio do Dragão. Apesar da derrota da Académica, o jovem emprestado pelo Sporting vai dando provas do seu enorme potencial.



PEDRO PROENÇA - É neste momento um dos melhores árbitros portugueses, com provas dadas bem recentemente a nível internacional. Contudo, internamente continua a cometer erros graves, com influencia no resultado e que costumam gerar grande polémica. Desta vez, foi em Alvalade ao invalidar um golo aparentemente limpo a Alan. A indicação do juíz de Lisboa foi que Éder teria cometido falta sobre um defesa leonino, mas nas imagens é possível verificar que o golo foi claramente regular. Um equívoco que custou dois pontos ao SC Braga e que já provocou uma calorosa onda de críticas.

MARÍTIMO - Com o empate em casa frente ao Vitória de Setúbal, os insulares levam já três jornadas sem vencer, a juntar aos dois empates e duas derrotas na Liga Europa. Um momento menos bom da equipa de Pedro Martins que na próxima jornada se desloca à Mata Real para defrontar o 4º classificado Paços de Ferreira.

HELTON - Não é muito habitual ver o guardião portista cometer erros mas, neste fim de semana, uma falta de concentração levou a uma abordagem menos feliz a um remate de Wilson Eduardo que deu o golo da Académica. Helton pediu desde logo desculpas aos colegas, o FC Porto venceu, mas dada a invulgaridade do momento, é algo de assinalar.