FC Porto, Benfica e Sporting vão moldando os seus plantéis
Como tem sido verificado ao longo da história, nos anos em que são disputadas grandes competições de selecções - Europeus ou Mundiais - o mercado de transferências é um pouco retardado.
Se por um lado os clubes vendedores aguardam pelo fim das provas internacionais na expectativa que os seus jogadores se valorizem ainda mais e, com isso, possam aumentar o seu valor de mercado, por outro, os clubes compradores, veem este tipo de provas como montras que podem revelar várias surpresas e fazer despontar jogadores menos conhecidos.
Em Portugal, os três "grandes" só agora começam a moldar verdadeiramente os seus plantéis, ao passo que as restantes equipas se apresentam um pouco mais adiantadas neste capítulo.
Depois de várias contratações para as equipas B, FC Porto, Benfica e Sporting centram-se agora na equipa principal e tentam montar o puzzle para atacarem a nova época.
No campeão nacional FC Porto apenas foram contratados dois jogadores - o guarda-redes ex-Olhanense Fabiano e o ponta de lança Jackson Martínez que foi contratado ao Jaguares por 8,8 milhões de euros. Depois das saídas de Guarín e de Cristian Rodriguez, os azuis e brancos viram também regressar Mikel Ogu, Pedro Moreira, Abdoulaye, Kelvin, Sereno, Atsu, Castro, Addy, Miguel Lopes e David Bruno que estiveram emprestados na última época.
Já o Benfica foi até ao momento, e como é hábito, quem mais se reforçou. Para além dos regressos de Yartey, Carole, Sídnei, Roderick, Carlos Martins, Urreta, Enzo Pérez, Mora, Kardec e Melgarejo, os encarnados contrataram ainda o lateral esquerdo Luisinho (ex-Paços de Ferreira), os extremos Djaniny (ex-U.Leiria) e Ola John (ex-Twente) e os avançados Derlis González (ex-Rubio Ñu), Michel (ex-Paços de Ferreira). A custo zero chegaram ainda o guarda-redes Paulo Lopes (ex-Feirense) e o avançado Hugo Vieira (ex-Gil Vicente).
Também nas saídas o Benfica lidera o pódio dos três grandes. Dez jogadores abandonaram a Luz sendo eles Eduardo, Oblak, Emerson, Capdevila, Wass, Fellipe Bastos, Aírton, Felipe Menezes, Jara e Éder Luis.
Por seu lado, o Sporting conta já com duas contratações de peso. O médio ofensivo Zakaria Labyad chegou proveniente do PSV, enquanto o médio defensivo Gelson Fernandez trocou o Saint-Étienne pelos leões. Relativamente os regressos, três jóias da coroa da Academia, que se mostraram em grande evidência na última época, também já trabalham às ordens de Sá Pinto. São eles Cédric Soares e Adrien Silva, que foram dois dos destaques da Académica na temporada transacta, e Wilson Eduardo que teve um alto rendimento no Olhanense. Além destes, Vítor Golas, Eric Dier, Zezinho e Turan também voltaram dispostos a mostrar-se ao treinador leonino.
Ao contrário do que tem vindo a suceder nos últimos anos, nenhum dos três "grandes" viu sair nenhum dos seus indiscutíveis. Neste capítulo, os portistas Hulk e Moutinho e os benfiquistas Witsel e Gaitán parecem estar na lista da frente da cobiça dos tubarões europeus.
A cerca de um mês e meio do fim do período de transferências é provável que muita tinta corra e que estes três plantéis sofram várias alterações.

Sem comentários:
Enviar um comentário