sábado, outubro 27, 2012

Jornada de loucos

Benfica desilude, Braga ainda sonhou e FC Porto imbatível



A jornada europeia para as equipas portuguesas começou da pior forma com um saldo de uma vitória e duas derrotas.
Em Moscovo, o Benfica foi o primeiro representante luso a entrar em campo e a temperatura que se registava na Rússia parece mesmo ter gelado os encarnados que entraram de forma desastrosa na partida. Logo no primeiro minuto o Spartak dispôs de uma soberana ocasião de golo, mas Artur evitou a alteração no marcador. O susto não acordou a equipa e, dois minutos depois, Matic perdeu a bola de forma infantil no meio-campo, Bilyaletdinov conduziu o contra-ataque pela direita e ofereceu o golo a Rafael Carioca que, na cara do guardião brasileiro não falhou.
Mesmo em desvantagem, o Benfica nunca conseguiu reagir e impor o seu jogo. Só aos 32 minutos, na sequência de um cruzamento da direita de Salvio, Lima conseguiu antecipar-se à defensiva russa e, ao primeiro poste, cabeceou para o fundo da baliza de Artem Rebrov.
No entanto, esta não era claramente a noite dos encarnados uma vez que, ainda antes do intervalo, o Spartak voltou novamente para a frente do marcador. Ao tentar interceptar um cruzamento do lado direito do ataque moscovita, Jardel introduziu a bola na própria baliza.
A segunda parte não trouxe grandes mudanças, o Benfica nunca conseguiu criar oportunidades de golo flagrantes e até podia ter saído da Rússia com mais um ou dois golos encaixados. Com esta derrota, a equipa de Jorge Jesus está "obrigada" a vencer os dois jogos em casa e a esperar que não haja surpresas nas restantes partidas se quiser seguir em frente nesta edição da Champions.

Em Old Trafford, o "grande" SC Braga visitou o gigante Manchester United e não podia ter entrado melhor. Destemida, consistente e corajosa a equipa de José Peseiro encarou olhos nos olhos os red devils e chegou mesmo à vantagem aos 2 minutos por intermédio de Alan. Uma entrada de sonho que moralizou a equipa e aumentou ainda mais os níveis de confiança, tanto que à passagem dos 20 minutos, Éder teve um lance de génio pela esquerda, fez uma maldade a Carrick e cruzou rasteiro para o capitão que, de primeira, aproveitou para bisar.
Com grande organização, consistência defensiva e qualidade nos processos ofensivos, o SC Braga controlava por inteiro a partida e causava uma das maiores surpresas da noite europeia. No entanto, cinco minutos depois, o United reduziu por Chicharito que correspondeu da melhor maneira a um cruzamento do lado esquerdo de Kagawa.
Com este golo os comandados de Sir. Alex Ferguson equilibraram o jogo, aceleraram os processos e conseguiram chegar com mais perigo junto da baliza de Beto. Esta mudança de tendência acentuou-se ainda mais na segunda parte com os ingleses a imporem um ritmo bastante elevado e a exercerem grande pressão sobre a equipa minhota. Aos 62 minutos, a estratégia deu mesmo frutos e o Manchester United conseguiu igualar o marcador através de Evans que, no meio da confusão dentro da área, conseguiu empurrar a bola para a baliza. A reviravolta ficou consumada quando faltava jogar apenas o último quarto de hora com Chicharito a bisar e a acabar com as esperanças dos Guerreiros do Minho.

No Estádio do Dragão o campeão nacional FC Porto teve que se impor para levar de vencido o Dínamo de Kiev. Contudo, os azuis e brancos até entraram melhor e, aos 15 minutos, Lucho combinou com Jackson, fugiu pela direita de onde cruzou para Varela inaugurar o marcador com um petardo que só parou no fundo das redes de Shovkovski.
No entanto a vantagem portista durou apenas seis minutos pois, na sequência de um canto cobrado do lado direito por Miguel Veloso, Gusev cabeceou para o golo da igualdade.
O FC Porto não ficou afectado com o golo sofrido e continuou a dominar e a marcar o ritmo do jogo até passar novamente para a frente do marcador. Aos 32 minutos, um passe de mestre de James isolou Jackson que não tremeu e fez o 2-1.
Na segunda parte os ucranianos entraram decididos a chegar ao empate e só Hélton o foi adiando com três defesas de grande nível. A excepção aconteceu aos 72 minutos. Yarmolenko isolou Ideye que, depois de fugir a Maicon, fuzilou o guarda-redes brasileiro.
Após estar em vantagem por duas vezes e conceder o empate em ambas, a equipa de Vítor Pereira voltou a reagir da melhor maneira e conseguiu chegar à vitória através de Jackson Martínez. Ao corresponder a um passe de Lucho da direita, o colombiano bisou e deu os três pontos e o primeiro lugar do grupo aos dragões.

Com estes resultados, o FC Porto é primeiro classificado do grupo A com 9 pontos, o Benfica está no último lugar do grupo G com apenas um ponto, enquanto o SC Braga ocupa o terceiro posto do grupo H. Na próxima jornada os dragões deslocam-se a Kiev, os encarnados recebem o Spartak de Moscovo e os bracarenses jogam em casa com o Manchester United.

sábado, outubro 20, 2012

E o próximo será...




Mergulhado numa profunda crise económica e desportiva, o Sporting procura recuperar a estabilidade e voltar aos melhores resultados.
Depois da saída de Sá Pinto do comando técnico, o presidente Godinho Lopes decidiu dar um voto de confiança a Oceano e entregou-lhe a responsabilidade de liderar a equipa até que fosse encontrado um novo treinador.
Nos últimos dias as negociações não têm conhecido desenvolvimentos e, apesar de terem já sido apontados vários nomes como Co Adriaanse, Ernesto Valverde, Luiz Filipe Scolari e Luís Henrique, ainda não saiu fumo branco do conclave leonino.
No entanto, o perfil do novo treinador está há muito traçado. O conhecimento do futebol português, o espírito de liderança e uma carreira marcada por conquistas são algumas das principais características que a direcção sportinguista procura no novo técnico.
Contudo, a questão central neste momento é: qual o treinador que, tendo estas credenciais, está disposto a arriscar a sua carreira por um desafio como este?
Numa primeira análise, até pode parecer um exagero, mas a realidade é mesmo esta. O Sporting atravessa talvez a maior crise da sua história. Para além dos problemas financeiros que são de conhecimento público, a equipa de Alvalade tem sido nos últimos anos, como afirmou o próprio Godinho Lopes, um autêntico “viveiro de treinadores queimados”. Após a saída de Paulo Bento no início da época 2009/2010, já passaram por Alvalade cinco treinadores – Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos Paciência, Sá Pinto – e nenhum teve sucesso, acabando por não resistir aos maus resultados.
Deste modo, o Sporting constitui actualmente um desafio de risco para qualquer treinador, sendo por isso normal as dificuldades com que os dirigentes se têm deparado na procura de alguém que possua os atributos exigidos e a coragem para assumir esta grande responsabilidade, sabendo da enorme pressão a que estará sujeito.
Assim, a verdade é que, seja qual for o treinador que aceite comandar os destinos verde e brancos neste momento, não lhe são esperadas facilidades. Talvez o barco leonino tenha menos probabilidades de afundar num Oceano já conhecido. 

terça-feira, outubro 02, 2012

Choque de titãs

Benfica recebe Barcelona e Braga visita o Galatasaray




O Benfica recebe hoje o Barcelona no Estádio da Luz num jogo a contar para 2ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Sem poder contar com Luisão, que se encontra castigado, e com Cardozo, ainda a contas com problemas físicos, Jorge Jesus deu a oportunidade ao jovem da equipa B André Gomes para entrar na convocatória, bem como a Aimar que recuperou da lesão que o impediu de dar o contributo à equipa nas últimas partidas.
Depois do empate no Celtic Park, os encarnados defrontam agora o conjunto de Tito Vilanova que promete causar muitas dificuldades. No entanto, o treinador das águias já alertou para a necessidade de "correr atrás da bola", lembrando que "pontuar com o favorito é positivo".
Do lado dos catalães, o destaque vai para os regressos de Iniesta, Puyol e Adriano que falharam por lesão a deslocação do último sábado a Sevilha no jogo da 6ª jornada do campeonato espanhol. Fora das contas do treinador blaugrana estão Piqué, que continua lesionado, e Thiago Alcântara, que contraiu uma lesão joelho esquerdo no jogo do passado fim-de-semana.
A última visita do Barcelona ao ninho da águia aconteceu na época 2005/2006 e o resultado final foi de 0-0.
Também o SC Braga entra hoje em campo na Turquia onde irá medir forças com o Galatasaray. Na antevisão da partida, José Peseiro confessou que um empate fora "não seria um mau resultado", deixando o aviso de que para o conseguir é preciso a equipa "estar em grande nível". A convocatória minhota conta com os regressos de Salino, Ismaily e Zé Luís, ao passo que Élderson - que foi titular na vitória frente ao Vitória de Guimarães - não entra nas contas de Peseiro. Carlão, que ainda se encontra lesionado, é baixa certa.
Preocupado com as possíveis ausências de Hamit Altintop, antigo médio do Real Madrid, e do avançado Elmander, que sofreu uma intoxicação alimentar, o treinado Fatih Terim teceu rasgados elogios à equipa bracarense afirmando que se trata de "uma das melhores equipas da Europa".
O treinador que, em 1999/2000, conduziu o Galatasaray à conquista da Taça UEFA (actual Liga Europa), avisou que, para vencer o jogo, é necessário ser "paciente", apelando ao apoio dos adeptos que considera ser essencial.
Na 1ª jornada desta fase de grupos, o SC Braga foi derrotado em casa pelo Cluj, enquanto os turcos venderam cara a derrota em Old Trafford.