Rumo ao Euro 2012
Portugal defronta hoje a Polónia, em Varsóvia, num jogo particular de preparação para o Euro 2012 que se realizará entre 8 de Junho e 1 de Julho deste ano e cuja organização está, precisamente, a cargo da Polónia e da Ucrânia.
Paulo Bento divulgou na passada sexta-feira a lista de convocados, onde as maiores surpresas foram a inclusão de Nélson, lateral do Bétis de Sevilha, e Nélson Oliveira, avançado do Benfica que tem aproveitado da melhor forma as oportunidades dadas por Jorge Jesus.
Ora, se o núcleo duro da Selecção Nacional que estará presente no Europeu está praticamente definido, o seleccionador nacional tem ainda algumas decisões a tomar no que diz respeito a alguns lugares.
Na baliza, se Rui Patrício é, na prática, o titular e terá o lugar reservado na convocatória, Eduardo, Beto e Quim lutarão pelos restantes dois lugares, levando vantagem os dois primeiros.
Por seu lado, na defesa residem as maiores dúvidas. João Pereira e Fábio Coentrão são, claramente, os titulares nas laterais, enquanto no centro da defesa, Pepe e Bruno Alves também têm o lugar garantido. Assim sendo, as dúvidas residem na segunda linha. Na esquerda a luta é renhida com Nélson, Sílvio e Eliseu a lutarem por um lugar. No entanto, Nélson e Sílvio têm a vantagem de poderem actuar na direita, o que pode ser um factor decisivo na escolha do seleccionador. No centro, Rolando surge como terceira opção mais provável enquanto Ricardo Costa, Sereno e Nunes vão disputar a vaga para quarto central.
No que diz respeito ao triângulo do meio campo, uma vez que Danny não poderá disputar o Euro por lesão, este não deverá fugir muito do que tem sido ultimamente, isto é, do chamado triângulo dos "3 M's" constituído por Meireles, Moutinho e Martins. Numa segunda linha surgem Miguel Veloso, Manuel Fernandes e Rubén Micael. Contudo, existem outras alternativas que poderão baralhar as contas de Paulo Bento. Paulo Machado, Hugo Viana, Custódio e Rúben Amorim são alguns dos exemplos.
Por fim, no ataque, Cristiano Ronaldo, Nani, Hugo Almeida e Quaresma serão indiscutíveis, sobrando apenas dois lugares (ou três, caso Paulo Bento opte por convocar 24 jogadores). Neste contexto, os candidatos são vários. À partida, Postiga e Varela levarão vantagem mas existem ainda outras opções como Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Vieirinha ou até mesmo Nélson Oliveira.
Resta-nos esperar pelos jogos de preparação que se irão realizar até ao início da competição para anteciparmos com mais certezas as ideias do seleccionador Paulo Bento.
Bela análise, concordo com tudo escrito ;)
ResponderEliminarAqui um leitor atento.
Rui Mendes
Muito obrigado :) Espero que goste e continue a seguir os próximos posts :)
ResponderEliminar