quarta-feira, fevereiro 29, 2012

As dúvidas de Paulo Bento


Rumo ao Euro 2012

















Portugal defronta  hoje a Polónia, em Varsóvia, num jogo particular de preparação para o Euro 2012 que se realizará entre 8 de Junho e 1 de Julho deste ano e cuja organização está, precisamente, a cargo da Polónia e da Ucrânia. 

Paulo Bento divulgou na passada sexta-feira a lista de convocados, onde as maiores surpresas foram a inclusão de Nélson, lateral do Bétis de Sevilha, e Nélson Oliveira, avançado do Benfica que tem aproveitado da melhor forma as oportunidades dadas por Jorge Jesus.

Ora, se o núcleo duro da Selecção Nacional que estará presente no Europeu está praticamente definido, o seleccionador nacional tem ainda algumas decisões a tomar no que diz respeito a alguns lugares. 

Na baliza, se Rui Patrício é, na prática, o titular e terá o lugar reservado na convocatória, Eduardo, Beto e Quim lutarão pelos restantes dois lugares, levando vantagem os dois primeiros.

Por seu lado, na defesa residem as maiores dúvidas. João Pereira e Fábio Coentrão são, claramente, os titulares nas laterais, enquanto no centro da defesa, Pepe e Bruno Alves também têm o lugar garantido. Assim sendo, as dúvidas residem na segunda linha. Na esquerda a luta é renhida com Nélson, Sílvio e Eliseu a lutarem por um lugar. No entanto, Nélson e Sílvio têm a vantagem de poderem actuar na direita, o que pode ser um factor decisivo na escolha do seleccionador. No centro, Rolando surge como terceira opção mais provável enquanto Ricardo Costa, Sereno e Nunes vão disputar a vaga para quarto central.

No que diz respeito ao triângulo do meio campo, uma vez que Danny não poderá disputar o Euro por lesão, este não deverá fugir muito do que tem sido ultimamente, isto é, do chamado  triângulo dos "3 M's" constituído por Meireles, Moutinho e Martins. Numa  segunda linha surgem Miguel Veloso, Manuel Fernandes e Rubén Micael. Contudo, existem outras alternativas que poderão baralhar as contas de Paulo Bento. Paulo Machado, Hugo Viana, Custódio e Rúben Amorim são alguns dos exemplos.

Por fim, no ataque, Cristiano Ronaldo, Nani, Hugo Almeida e Quaresma serão indiscutíveis, sobrando apenas dois lugares (ou três, caso Paulo Bento opte por convocar 24 jogadores). Neste contexto, os candidatos são vários. À partida, Postiga e Varela levarão vantagem mas existem ainda outras opções como Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Vieirinha ou até mesmo Nélson Oliveira.

Resta-nos esperar pelos jogos de preparação que se irão realizar até ao início da competição para anteciparmos com mais certezas as ideias do seleccionador Paulo Bento.  

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Benfica escorrega em Coimbra



Benfica escorrega em Coimbra


20ª Jornada, Liga Zon Sagres 2011/2012





















              Pontuação atribuída a cada jogador numa escala de 0 a 5



Depois do desaire do Benfica em Guimarães e da goleada sofrida pela Académica na Choupana, as duas equipas procuravam somar pontos nesta jornada. A equipa da Luz procurava regressar às vitórias de modo a chegar ao clássico com o FC Porto em vantagem pontual.

Com Matic e Bruno César a ocuparem os lugares de Javi Garcia e Rodrigo, o Benfica tentou impor o seu jogo mas a Académica, com as suas linhas muito baixas, jogando de forma muito compacta e aproximando os seus médios do sector defensivo de modo a tapar linhas de passe, dificultou desde o início a sua estratégia.

 Na primeira parte o Benfica apenas desequilibrou através das subidas de Maxi, ora pelo corredor direito, ora pelas diagonais para o centro do terreno, combinando com Bruno César ou com Gaitán.

A primeira grande situação de perigo dos encarnados chegou ao minuto 17 com Witsel a fazer um grande passe para Maxi que cruza para a Aimar proporcionar a primeira defesa a Peiser. Dava-se aqui início ao leque de grandes defesas do guarda-redes francês.

Aos 41 minutos, mais uma inclusão de Maxi no ataque, desta vez a flectir para o meio e a sofrer falta à entrada da área. Cardozo, na conversão do livre directo atirou por cima.

Ao intervalo, Jorge Jesus não gostava do que via e mexeu na equipa substituindo Matic por Nélson Oliveira, fazendo recuar Witsel para pivô defensivo, apoiado por Aimar.

Com estas mexidas o jogo mudou. O jovem avançado do Benfica entrou muito bem no jogo e, logo no primeiro minuto da segunda parte, dispôs de uma boa situação para visar a baliza da Académica mas atirou por cima da trave.

Cinco minutos depois, mais um lance de Nélson Oliveira que temporiza na meia esquerda e desmarca Bruno César que remata cruzado ao lado. No minuto a seguir, o mesmo Nélson Oliveira tem uma boa iniciativa pelo lado direito, cruza para Cardozo, mas René Ferreira corta para canto.

Aos 53 minutos, os estudantes têm a sua melhor oportunidade através de um grande remate de Diogo Melo que obrigou Artur a aplicar-se, defendendo para canto.

Passados três minutos o Benfica, já com Nolito em campo por troca com Gaitán, responde através me mais uma subida de Maxi Pereira que rompe pelo meio e isola Nélson Oliveira mas, mais uma vez, Peiser estava no caminho da bola.

Aos 57 minutos deu-se o caso do jogo. Flávio comete falta sobre Aimar dentro da área da Académica mas o árbitro Hugo Miguel assinalou falta ofensiva do argentino, o que levou a muitos protestos da equipa da Luz.

Aos 64 minutos, na sequência de um livre, Bruno César remata contra a muralha da Académica e na recarga Cardozo proporciona mais uma grande defesa a Peiser.

Já com Aimar em sub-rendimento, Jorge Jesus colocou Yannick Djaló em campo com o objectivo de trazer mais velocidade ao corredor direito, flectindo Bruno César para o meio. Contudo, o Benfica perdeu a ligação entre o meio campo e o ataque.

Por seu lado, Pedro Emanuel aproveitou para trocar os extremos lançando Diogo Valente e Marinho que deram uma maior velocidade aos contra-ataques da Briosa.

A última grande oportunidade de golo para o Benfica surgiu através de um lançamento longo de Maxi Pereira, a bola sobra para Nélson Oliveira que, sozinho, atira ao lado da baliza de Peiser.

O Benfica perdeu assim dois pontos e foi alcançado no topo da Liga Portuguesa pelo FC Porto.